terça-feira, 29 de novembro de 2016

CAUSAS / FATORES DE RISCO:



A causa exata da anorexia ainda é desconhecida, mas acredita-se que fatores biológicos, psicológicos e ambientais estejam envolvidos nas causas possíveis para a doença.
Por muito se acreditou que conflitos familiares contribuíam para a anorexia e outros distúrbios alimentares. No entanto, essa ideia não é mais difundida.
Alguns fatores de risco podem levar pessoas a desenvolverem um quadro de anorexia. São eles:
  • Mulheres têm mais chances de desenvolver a doença do que homens, apesar de o número de homens de todas as idades com anorexia ter aumentado nos últimos anos. Uma hipótese para justificar isso é que a mídia e a publicidade estão influenciando no padrão ideal de beleza masculina cada vez com mais frequência e intensidade, isto mostra que a pressão social sobre a questão da beleza e do corpo magro não faz mais tanta distinção de gênero. No entanto, as mulheres ainda são as mais afetadas com esse quadro.
  • Anorexia é um distúrbio muito comum entre adolescentes, principalmente por conta da pressão social existente nessa fase da vida e todas as mudanças hormonais que ocorrem no corpo e na mente. Entretanto, pessoas de todas as idades podem desenvolver o problema, sendo considerado raro somente em indivíduos acima dos 40 anos.
  • Estudos mostram que alguns genes podem estar diretamente relacionados ao desenvolvimento da anorexia.
  • Histórico familiar, ou seja, ter um parente que apresenta ou apresentou algum distúrbio alimentar, pode aumentar as chances de desenvolver anorexia também.
  • O ato de perder ou ganhar peso pode desencadear reações das mais variadas, desde elogios até críticas. Elas podem, por isso, levar uma pessoa a recorrer a dietas cada vez mais extremas e ao surgimento da anorexia.
  • Grandes mudanças na vida e na rotina podem acarretar no desenvolvimento de distúrbios alimentares, entre eles a anorexia. Exemplos: mudança de escola, casa ou trabalho, morte de um ente querido e término de relacionamento.
  • Pessoas ligadas ao esporte e ao mundo artístico, como atores, atrizes e modelos, são mais propensas a desenvolver anorexia também, pois trabalham com a própria imagem e sofrem julgamentos por um número maior de pessoas.
  • A mídia e a sociedade são grandes responsáveis pela anorexia. A televisão e revistas de moda, bem como os estereótipos sociais de beleza, despertam nas pessoas a sensação de que só serão felizes e populares se seguirem um determinado padrão, alimentado diariamente pelos meios de comunicação e reproduzido em todos os círculos sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário